domingo, 15 de novembro de 2009

A HISTÓRIA DA ONG ETEV


  Foto: Maria Elza
O que é a Ong Etev e quando foi criada ?
Luiz Carlos: É uma organização-não-governamental, sem fins lucrativos e sem comprometimento com partidos político. Desenvolve e promove educação e conscientização para o trânsito nas escolas da rede de ensino pública e privada, além de Centros Comunitários, visa à vivência, por parte dos alcançados por suas açõe para exercerem cidadania consciente e crítica respaldada nos princípios éticos e morais do direito e respeito à vida e teve inicio no dia 10 de agsoto de 2008. Tem como finalidade educar, sensibilizar e conscientizar as crianças e adultos para que se tenha um comportamento adequado no trânsito, visando conseqüentemente reverter as estatísticas de acidentes no trânsito, sensibilizar a todos para termos um trânsito seguro e harmonioso. portanto, buscar, promover uma mudança de mentalidade, atitude e comportamento das pessoas, de modo consciente, participativo e dinâmico no intuito de diminuir o índice de acidentes ocorridos no tráfego de veículos envolvendo motoristas e pedestres no Estado da Paraíba, especificamente nas regiões metropolitana de João Pessoa.
qual o público álvo?
Luiz Carlos: Atualmente focamos três grupos: crianças, devidamente matriculados em escolas públicas ou privadas, jovens e adultos, inseridos nos programas sociais em Centros Comunitários, de empresas de transporte público e de empresas dos demais segmentos. Para as crianças, por exemplo, desenvolvemos encontros e palestras informativas, atividades lúdicas e vídeos apropriados para a idade, que focam a conduta, atitudes e comportamentos a serem vivenciados no trânsito; oficinas simuladas, abordando a temática sobre as leis básicas de trânsito, como sinalização. Já para o público adulto, ministramos palestras educativas nos Centros Comunitários, empresas de transporte público e empresas de diversos segmentos. Apresentamos artigos referentes ao Código de Trânsito Brasileiro, bem como estatísticas de acidentes de trânsito no Brasil; apresentamos vídeos que abordam os acidentes de trânsito provocados por condutores e pedestres visando sensibilizá-los a buscar mudança de comportamento.
Quem é o mentor da Ong Etev?
Luiz Carlos André, é o idealizador da Ong Etev, trabalha como  Supervisor de Tráfego atuando a mais de 13 anos no segmento de transporte coletivo e já Participou de diversos Curso voltado para educação de trânsito entres ele,  Capacitação Para Educador de Trânsito e Gestão de Trânsito ministrado pelo DENATRAN.
Quem são os voluntários?
Luiz Carlos: A Ong Etev conta atualmente com uma equipe multidisciplinar, o que tem garantido o sucesso do nosso trabalho. Contamos com as seguintes participações: João Bandeira de Melo Sobrinho, Psicólogo Educacional (Redator); Odimar Ferreira Silva, Kennedy Leal da Silva e José Araújo Dantas, Fiscais de Transporte Público; Josias Carlos de Morais e Luiz Antonio Bandeira de Melo, motoristas (ônibus urbano); Maria Elza André Soares, dona de casa; Josana Soares, estudante; Jose Carlos André, vigilante e Severino Ferreira, cobrador.
Dos apoios e parcerias.
Por tratar-se de um trabalho voluntário, sem fins lucrativos e sem apoio partidário, faz-se necessário o apoio e parcerias dos governos (municipal, estadual e federal), assim como, do Sistema Nacional de Trânsito, empresas envolvidas e a sociedade em geral para custeios e gastos com a logística, recursos audiovisuais e didáticos, transporte dos materiais gráficos, confecções de cartazes, panfletos, e adesivos. No momento, os recursos são oriundos de contribuições dos membros do projeto e de algumas empresas do setor de transporte. Os interessados em nos apoiar, devem entrar em contato conosco; 83) 8873-2591 ou pelo e-mail: inetev@hotmail.com, ouça a rádio trânsito clik aqui Rádio trânsito

Nenhum comentário: