domingo, 19 de junho de 2011

ONG ETEV NO FÓRUM VOLVO - OHL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Da redação com assessoria Volvo/Brasil e ONG ETEV

Mais uma vez a ONG ETEV (Educar para o Trânsito, Educar para a Vida) leva o nome de Santa Rita e da Paraíba para o cenário nacional no assunto Educação para o trânsito. Aconteceu no último dia 15, no centro de convenções Brasil 21 em Brasília, o Fórum VOLVO – OHL de Segurança no trânsito. O evento contou com a participação dos maiores especialistas na área de segurança para o trânsito do Brasil e do mundo. Representantes de 23 estados brasileiros participaram, entre eles o Presidente da ONG ETEV, Luiz Carlos.

Luiz Carlos ressaltou a importância deste evento que traz mais conhecimento sobre a segurança do trânsito para os participantes.

Luiz Carlos com o Deputado Hugo Leal, Autor da lei seca, e presidente da Frente Parlamentar em Defesa de um Trânsito SeguroLuiz Carlos disse que na volta, encontrou-se com o governador Ricardo Coutinho, que também vinha de Brasília, cumprindo compromissos na capital federal, e o governador disse acompanhar o trabalho da ONG ETEV através do noticiário e que já recomendou ao superintendente do Detran, Dr. Rodrigo Carvalho.

Em Brasília, Luiz Carlos encontrou-se também com o Deputado Hugo Leal, Autor da lei seca, e presidente da Frente Parlamentar em Defesa de um Trânsito Seguro, e entregou solicitação de apoio as ações da ONG ETEV em Santa Rita e com o Deputado Federal Efraim Filho.
Deputado Federal Efraim Filho com o presidente da ONG ETEV, Luiz carlos










Fórum Volvo-OHL de Segurança no Trânsito 2011: propondo ações para a ‘Década’
Maior evento de debates sobre segurança no trânsito do país, o Fórum Volvo-OHL de 2011 traz dois dos maiores especialistas mundiais sobre o assunto para discutir “Como o Brasil pode aproveitar a Década Mundial de Ações de Trânsito” e propor ações viáveis à realidade brasileira, responsável por acidentes que matam 38 mil e ferem gravemente mais de meio milhão de pessoas todos os anos.

O Fórum Volvo – OHL de Segurança no Trânsito consolida, no Brasil, as discussões propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito, lançada oficialmente no último dia 11 de maio. Por meio da ‘Década’ governos do mundo todo devem se comprometer a adotar medidas para reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito, até 2020, que chega a 1,3 milhão de mortes e de 20 milhões a 50 milhões de pessoas feridas a cada ano em todo o planeta.
segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) as 38 mil mortes e as 500 mil pessoas feridas em acidentes no trânsito brasileiro custam ao País cerca de R$ 30 bilhões por ano.


O australiano Eric Howard – consultor em segurança no trânsito do Banco Mundial que atua no planejamento e gerenciamento de programas de segurança no trânsito em mais de 20 países – e o espanhol Pere Navarro – Diretor Geral da Dirección General de Tráfico, responsável pela condução de um programa que reduziu pela metade o índice de mortalidade no trânsito na Espanha serão as estrelas do Fórum Volvo-OHL 2011.

Eles vão apresentar suas experiências e debater com autoridades, especialistas brasileiros, jornalistas e demais interessados os conceitos e práticas mais atuais sobre segurança viária utilizados na Europa e Austrália. O objetivo do Fórum é que a partir dessas discussões o Brasil possa colocar em ação um plano nacional de segurança para os próximos anos.

Howard notabilizou-se internacionalmente como consultor de segurança no trânsito para o governo australiano, Banco Mundial, OCDE e para mais de 20 países. Foi o iniciador da Abordagem Sistêmica da Segurança no Trânsito na Austrália, conceito amplamente utilizado em seu país e que ajudou a reduzir em mais de 20% o índice de fatalidades no trânsito. Outro ponto importante de sua palestra abordará como criar e disseminar cultura de segurança no trânsito no País.

Pere Navarro Olivella, traz ao Fórum os modelos de ações concretas aplicadas no trânsito espanhol que reduziram em 57% o número de mortes no país em sete anos, um dos três melhores índices na União Européia.

“Queremos continuar a ser um motivador para a sociedade discutir este tema, pois o custo em vidas e os prejuízos financeiros são altos demais para serem negligenciados”, diz Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil. Ainda, segundo Alm, o Fórum destaca um dos valores essenciais da marca Volvo – a segurança, ao lado do respeito ao meio ambiente e a qualidade.

O Fórum Volvo-OHL 2011 deve reunir um público de mais de 400 pessoas, entre autoridades, especialistas, empresários, estudiosos, técnicos e representantes de entidades ligadas ao setor.

“Para a OHL Brasil, o Fórum é o momento para fortalecer as ações que visem a reduzir o número de mortos nas rodovias, para tornar o trânsito mais seguro, em consonância ao que determina a Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito. O objetivo está explícito em nosso Projeto Escola OHL Brasil, que tem como princípio ‘a educação para humanizar o trânsito’”, destaca José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, presidente da OHL Brasil, Grupo controlador de nove concessionárias de rodovias em várias regiões do país.

Nenhum comentário: