quinta-feira, 28 de julho de 2011

COM FISCALIZAÇÃO DE RADAR: ACIDENTES E VÍTIMAS CAEM PELA METADE


Acidentes e vítimas caem pela metade após instalação de radares na BR-230

A Polícia Rodoviária Federal registou uma queda bastante expressiva na quantidade de ocorrências de acidentes no trecho onde atualmente estão instalados na BR-230, os equipamentos de controle de velocidade de veículos que trafegam na região metropolitana de João Pessoa.

Os aparelhos de radar (pardais, lombadas eletrônicas), que foram colocados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, entre os quilômetros 10 e 22 da BR-230, e que começaram a funcionar no dia 22 de junho deste ano, contribuíram para redução de 47,76% na quantidade de ocorrências de acidentes, 68,97% de acidentes com feridos e 50% de acidentes com mortos.

Alguns acidentes ainda vem ocorrendo nessas áreas, pela falta de atenção de alguns motoristas que têm o hábito de não manter uma distância segura do veículo que segue a sua frente.

O que também vem sendo observado é que boa parte dos motoristas estão transitando por quase todo o trecho com velocidade de 80km/h que é a velocidade regulamentada para o local. Porém, quando se aproximam dos equipamentos reduzem a velocidade a ponto de chegar até 30k/h. Atitude que além de prejudicar a fluidez no trânsito, aumenta também o risco de acidente.

O ideal é manter uma velocidade que seja compatível e contínua para evitar transtornos. Pois, de acordo com o Código Trânsito Brasileiro – CTB, a velocidade mínima não pode ser inferior a 50% da máxima permitida.

PRF

Nenhum comentário: