quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

STTrans altera cor das faixas de pedestres

STTrans altera cor das faixas de pedestres para melhor visualização
FaixaVermelhaAvCaboBranco Portal Santa Rita Hoje STTrans altera cor das faixas de pedestres para melhor visualizaçãoA Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) está mudando a cor de fundo das faixas de pedestres da Capital. As faixas de pedestres, tradicionalmente pintadas de branco sobre a cor preta do pavimento, estão recebendo uma pintura vermelha no fundo, o que vai melhorar a visualização pelos condutores de veículos e dar mais segurança aos pedestres durante a travessia.
De acordo com a Assessoria de Planejamento do órgão, dez faixas de pedestres, no trecho compreendido do Busto de Tamandaré até a PBTur, tiveram a cor de fundo alterada e passam por uma avaliação de resultado.
As faixas de pedestres com fundo na cor vermelha chamam mais a atenção e têm um apelo de alerta bem maior do que na cor preta, a exemplo da placa de PARE, que desperta no motorista o instinto de ficar mais atento ao que está à frente. “O objetivo é destacar a faixa de pedestre, para que possa ser mais respeitada”, disse o Assessor de Planejamento da STTrans, Marcos Monteiro.
Gradativamente, todas as faixas de pedestres terão o fundo pintado de vermelho, tornando-se esta a cor padrão deste tipo de sinalização. A primeira faixa de pedestres com o fundo pintado de vermelho está localizada na Avenida Cabo Branco, em frente ao Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar.
FaixaVermelhaAvCaboBranco Portal Santa Rita Hoje 1 STTrans altera cor das faixas de pedestres para melhor visualização
A próxima etapa de pintura das faixas será na Avenida Epitácio Pessoa, passando pela Beira Rio, até o final da Avenida Cabo Branco, na rotatória antes da Praça Iemanjá.
Hoje existem 1.200 faixas de pedestres em João Pessoa, que recentemente passaram por revitalização, dando mais segurança aos pedestres. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) conceitua faixa de pedestres como local onde o transeunte deve ter a prioridade de passagem sobre qualquer outro veículo, exceto em casos onde há sinalização com semáforos, onde o pedestre deve esperar que o sinal luminoso esteja vermelho para os veículos e só após fazer a travessia com segurança.
No Brasil, cidades como Diadema, em São Paulo, e Belo Horizonte, em Minas gerais, já utilizam a cor vermelha de fundo em suas faixas de pedestres com resultados positivos para a segurança viária, principalmente para os pedestres, a parte mais vulnerável nas relações do trânsito.
Portal:Santa Rita hoje 

Nenhum comentário: