sábado, 25 de fevereiro de 2012

Confira cinco boas práticas para adotar no trânsito

Confira, abaixo, algumas dicas do Vida Urgente e da ETEV que podem ajudar motoristas e pedestres a fazer a sua parte na criação de um trânsito melhor.


Estima-se que 93% dos acidentes de trânsito são causados pelo fator humano. Essas e outras estatísticas surpreendentes de órgãos como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deixam claro que mais importante que manter o veículo em dia, é agir com responsabilidade ao volante.
Por todo o Brasil, existem ONGs dedicadas a conscientizar a população sobre os perigos da imprudência no trânsito. Iniciativas como a do casal Régis e Diza Gonzaga, idealizadores do programa Vida Urgente, da Fundação Thiago Gonzaga. em Porto Alegre (RS), e do paraibano Luiz Carlos André, motorista de ônibus e criador da ETEV – Educar para o Trânsito, Educar para a Vida, já são referências nacionais na mobilização pela cidadania no trânsito.

 Respeite a sinalização

Luiz Carlos André, presidente da ETEV, coloca o respeito como valor principal a ser adotado por todos no trânsito. “Tanto faz ser condutor, pedestre, ciclista ou passageiro, temos os mesmos direitos enquanto cidadãos”, explica. Também no trânsito existem deveres a serem cumpridos, como atravessar na faixa de segurança e respeitar a velocidade máxima permitida. Até mesmo seu carro (e seu bolso) podem sofrer com isso: o Detran avisa que, além de render multas e causar acidentes, andar em alta velocidade aumenta o consumo de combustível e provoca o desgaste prematuro do motor. 

Comece por você

 “Ser motorista de transporte coletivo, que diariamente testemunha cenas tristes, fez com que eu tomasse a decisão de não pedir para as pessoas mudarem seu comportamento no trânsito, e sim eu mudar o meu primeiro”, conta Luiz Carlos. Diza Gonzaga complementa que o melhor caminho ainda é o do exemplo: cada um fazer o seu papel não só promove um trânsito mais humano, como também mostra o melhor caminho a ser seguido pelas crianças.

Fonte: Cartola – Agência de Conteúdo Especial para o Terra

Nenhum comentário: