| Foto: Gleydston de Almeida/set-2011 |
Nos dois primeiro meses deste ano, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João pessoa, atendeu em torno de cem vítimas de acidentes de bicicleta. A maioria dos envolvidos é do sexo masculino – homens acima dos 21 anos e crianças menores de 12. Em 2011, o total de registros foi de aproximadamente 700 incidentes, atingindo também a mesma faixa etária.
De acordo com o diretor de Assistência do hospital, Edvan Benevides, com o aumento do número de pessoas que utilizam esse veículo, é comum o atendimento de ciclistas na unidade de saúde. “A maioria dos acidentes de bicicleta atendidos na instituição é do tipo atropelamento ou colisão em baixa velocidade. Entretanto, em vias movimentadas, alguns acidentes podem incluir mais de uma vítima e, muitas vezes, causar politraumatismo”, explicou.
Segundo um dos participantes do grupo de pedal Sal&Luz Erick Lima, o ciclista deve fazer revisões periódicas em sua bicicleta, procurar sempre andar por ciclovias, vestir roupas claras ou chamativas, manter uma distancia segura dos outros veículos e, principalmente, ter atenção redobrada nos cruzamentos. “A maior parte dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos, por isso a atenção deve ser redobrada nesses pontos”, disse.
Dicas
- Nunca pedale na contramão, a não ser que esteja sinalizado;
- Não pedale onde o motorista não pode vê-lo;
- Nunca vá de vez em cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos;
- Nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus;
- Não pedale muito próximo ao meio fio;
- Obedeça as leis de trânsito;
- Use roupas claras ou chamativas;
- Mantenha os refletores limpos;
- Evite ruas e avenidas movimentadas;
- Mantenha-se à direita e na mão de direção;
- Não faça ziguezague: procure pedalar mantendo uma linha reta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário