quarta-feira, 2 de março de 2011

CAMPANHA DO DETAN-PB ALERTA QUE ÁLCOOL E DIREÇÃO NÃO COMBINA

Uma grande ação educativa será executada pelo Detran a partir desta quarta-feira (2). A ideia é aproveitar o fluxo de foliões do maior bloco da prévia carnavalesca de João Pessoa para dar início à distribuição do material educativo que alerta para os riscos da mistura álcool e direção. As mensagens também serão distribuídas durante o desfile de todos os demais blocos e nos quatro dias de Carnaval.

As equipes das divisões de policiamento e educação para o trânsito iniciam o trabalho na concentração e dão continuidade às ações educativas no percurso do desfile. São mensagens de fácil aceitação em forma de leques, bandanas , cartazes e adesivos que lembram ao folião que a mistura álcool e direção pode provocar “ressaca mortal”.

Segundo o superintendente Rodrigo Carvalho, a ação será estendida por todo o Estado em parceria com os Batalhões da Polícia Militar, Batalhões de Trânsito e órgãos municipais de trânsito. Um exemplo é a cidade de Sousa, onde uma equipe do Detran estará distribuindo o material educativo e trabalhando em parceria com a prefeitura e a Polícia Militar.

As fiscalizações e as ações educativas serão mais intensas nos locais de maior concentração de foliões, como Lucena, Jacumã, Baía da Traição e praias de Cadedelo.
Nas fiscalizações, que têm como principal objetivo o cumprimento da chamada “lei seca”, o Detran vai estar usando cerca de 3 mil bafômetros descartáveis, além de 10 etilômetros mecânicos.

A abordagem também servirá para checar a documentação dos condutores e dos veículos, considerando que na Paraíba existe mais de 233 mil veículos com o licenciamento anual em atraso, o que deixa esta parte da frota em situação irregular e sujeita a multa e apreensão.

Outro alerta é para que, antes de sair de casa, o condutor verifique os equipamentos de segurança e a validade da Carteira Nacional de Habilitação. É comum as pessoas esquecerem o vencimento do documento, mesmo tendo a tolerância de um mês para a renovação, após o prazo de validade.

Fonte: Detran-PB

 

Nenhum comentário: