terça-feira, 7 de agosto de 2012

"Café com Siéllysson" Entrevista o jovem Presidente da ONG ETEV Luiz Carlos


Blog de siellysson :Blog do Prof. Siéllysson Francisco, 'Café com Siéllysson' Entrevista o jovem Presidente da ONG ETEV Luiz Carlos


Luiz Carlos é presidente da ONG Educar para o Trânsito, Educar para Vida, representou a cidade em outros estados e na Suíça. Nesta entrevista ele fala sobre o trânsito em Santa Rita, na Paraíba e no Brasil. Luiz Carlos mais um satarritense que faz a diferença.

SIÉLLYSSON – Quando surgiu a ideia de formar uma ONG que trabalhasse com educação para o trânsito? E por quê?
LUIZ CARLOS - Em 2007 participei da 3º Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, durante os debates temáticos de tema TRÂNSITO E TRASNPORTE, nasce à idéia de fazer algo para diminuir a violência nas estradas da Paraíba. Logo que cheguei consegui convencer colegas de trabalho para nos unirmos nessa ação de cidadania, surgindo assim o até então projeto voluntário EDUCAR PARA O TRÂNSITO EDUCAR PARA VIDA, que em 10 de setembro de 2008 realizou sua primeira ação educativa, com o desenvolvimento do projeto nas escolas, igrejas, empresas, centros comunitários e vias públicas ganhou força e abriu caminho para a criação e registro da ONG que recebera o mesmo nome do projeto, ou seja, ONG Educar para o Trânsito Educar para a Vida - ETEV. Porque enquanto cidadão e por ser mais um componente desse trânsito que mata mais de 40 mil pessoas por ano e deixa outras 500 mil gravemente feridas, não poderia ficar alheio a esse grave problema de saúde pública. E também pelo foto de pesquisas revelarem que mais de 90% dos acidentes de trânsito o fator determinante é humano e as ações da ONG ETEV têm essa finalidade de educar, sensibilizar e conscientizar crianças, jovens e adultos para que se tenham um comportamento adequado no trânsito, e conseqüentemente, reverter às Estatísticas da violência no trânsito.  

SIÉLLYSSON – A ONG existem desde 10 de setembro de 2008, você percebeu uma mudança no trânsito na cidade de Santa Rita desde a existência de vocês como organização voltada pra o trânsito? Quais contribuições o trabalho de você s trouxe para cidade?
LUIZ CARLOS - Sim, mesmo que timidamente durante esses quatros anos de existência da ONG ETEV já foram contempladas com nossas atividades mais de 10 mil pessoas e esses cidadãos principalmente nossas crianças receberam dicas de boas práticas no trânsito e crianças bem orientadas aprende e esse aprendizado é colocado em prática no dia-a-dia na ida e vinda da escola. Com relação às contribuições foram muitas e irei nomear algumas: 1º Mobilização da sociedade na busca de um bem comum haja vista que hoje a ONG registra mais de 20 voluntariados que atua nas ações de cidadania diretamente e mais de 70 indiretamente, 2º através de nossa solicitação foi colocadas placas de sinalização na PB-OO4 no trecho vai da Cincera a praça de Bayeux, e também algumas Faixas de pedestres em pontos da cidade, 3º votos de aplausos da assembléia legislativa da Paraíba e medalha de honra do trânsito paraibano pelos serviços prestado a sociedade, 4º sendo motivo de destaque na tribuna do senado federal em virtude do exemplo de cidadania para o País, 5º destaque nos telejornais e portais de notícia do Estado, do Brasil e do mundo levando o nome de Santa Rita positivamente, 6º criação do Dia do Trânsito Consciente, 7º hoje temos parceria instituições internacional que está nos permitindo desenvolvimento do Projeto Zona Escolar no Trânsito que irá implantar mecanismos de segurança para o trânsito em volta da Escola Índio Piragibe, no Alto Popular. Isso tudo nos deixam bastantes satisfeitos pelo fato de divulgar positivamente o nome de nossa cidade.

SIÉLLYSSON – Qual a emoção de receber o prêmio VOLVO de Segurança no Trânsito em Curitiba-PR?
LUIZ CARLOS - Muito grande foi minha emoção e fiquei muito honrado de representar Santa Rita e nossa Paraíba.     

SIÉLLYSSON - Como parte da premiação do Prêmio VOLVO, você ganhou uma viagem para representar a Paraíba e seu projeto na Suécia, um dos três países mais seguro na área de trânsito do mundo, que sensação você teve ao ver um trânsito tão organizado comparando-o com o nosso? Acredita que um dia teremos uma organização parecida nas ruas?
LUIZ CARLOS - Ao chegar naquele País, tive a sensação de perceber que o Brasil tem muito o que fazer para mudar a realidade do trânsito, e ao mesmo tempo tive a confirmação que para diminuir as mortes nas estradas os governantes têm que investirem pesadamente em Educação, infra-estrutura viária, fiscalização e punição. Só pra vocês terem uma idéia, em 2010 no BRASIL morreram 38 mil pessoas no trânsito, enquanto que na Suécia morram 287 pessoas.  Acredito que se for implantado a educação para o trânsito de verdade nas escolas e junto a isso mais rigor no comprimento de nossa Lei, não tem dúvida que no futuro teremos um trânsito de PAZ.

SIÉLLYSSON – De acordo com uma solicitação da ONG ETEV à Câmara Municipal de Santa Rita que aprovou a Lei que instituiu o dia 14 e maio como o “Dia Mundial do Trânsito Consciente”. Porém, o trânsito de Santa Rita é sem sinalização, sem fiscalização, é caótico em grande parte da cidade? O que você pensa sobre isso?
LUIZ CARLOS - É verdade! Mas em toda caminha temos que dá o primeiro passo e isso nossa entidade já o fez e iremos caminhar para mudar essa realidade do trânsito de Santa Rita. Primeiro dando meu exemplo no trânsito em seguida cobrando dos órgãos e dos gestores que cumpram o CÓDIGO DE TRÂNSITO e que cumpram nossa CONSTITUIÇÃO NO SUE ART. 23 parágrafo VII.

SIÉLLYSSON – Que mensagem você deixa para os leitores deste blog? 
LUIZ CARLOS - Olá caro internauta, o Brasil ainda possui um dos trânsito mais violento do mundo e essa triste realidade vem se agravando a cada dia. Não podemos esperar que só o setor público atue nessa questão. Mudar a realidade do e no trânsito brasileiro também é um dever da cada cidadão. Afinal todos nós fazemos parte desse trânsito. Portanto não irei pedir para você mudar o seu comportamento no trânsito, primeiro irei mudar o meu. O trânsito só muda quando a gente muda – PARA, MUDE E PENSE!
CONTATOS:
 Luiz Carlos André : inetev@hotmail.com Twitter: @ongetev

Fonte: Blog do professor Siéllysson

Nenhum comentário: